27.3.09

É preciso renascer...

Certo dia o veterano fez a mala e nela arrumou a camisola, os calções, as meias e as chuteiras. Arranjou ainda espaço para colocar a bola cheia de ar.
Passado algum tempo o Veterano pensou: "Vou visitar a mala para ver se está como a deixei!". Assim foi, ao abrir a Mala esta interpelou o Veterano e disse-lhe: "Então Veterano?! Já te viste ao espelho? Olha para a tua barriga, repara para as tuas pernas deformadas, cheias de ferrugem. Quem te viu e quem te vê!". O Veterano ficou furioso ao ver a Mala bem arrumada como a deixou desde o primeiro dia, até a bola continuava cheia de ar, pronta para levar uns pontapés.
Então o Veterano motivou-se, arranjou coragem e disse: "Nem que eu ande de moletas como o "Viga" ou a pisar uvas como o Zé Alexandre, eu também vou.".
Caro Veterano que vestiste a camisola do Nogueirense, informa-te e aparece. Verás que vale a pena.

É preciso Renascer

11 comentários:

  1. Admiro muito pessoas com espirito e amor á camisola como este veterano. Continue assim com essa dedicaçao que o caracteriza quando veste a camisola do nogueirense.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Pelota

    Apreciei a história e estou a pensar transcrevê-la, para posterior leitura, aos meus alunos e atletas que sofrem, usualmente, de ausência de vontade e determinação.
    Utilizando a sua citação em que refere esses dois "Homens da Platina" (alcunhas carinhosas com que os trato),reafirma-se a concumitante expressão de que "o querer vale tudo!".
    Nem que seja apenas para passar um bom bocado!!!
    Aquele abraço e o desejo de muitos pontapés futuros...

    Bruno Miranda

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais gostaria de referir que se vê agora bastante vida e dinamismo nos veteranos. Parabéns pelo logotipo que foi muito bem conseguido. Está lindo. Este blog patrocinado pelo Paulito está espectacular. Continua Paulito, tens jeito. Relativamente ao artigo do meu amigo Zé Pelota, é um artigo à Zé Pelota. Com o habitual humor e ironia fina de quem sabe ver e sentir que o prazer de estar vivo é uma forma de estar muito melhor do que deixar que as agruras da crise nos dominem e que nos impeçam de sorrir. Continua Zé Pelota, mas vê lá se marcas golos na outra baliza e não na do Nogueirense. E já agora, puxa um pouco os calções para baixo senão ficas muito inchado.
    Um abraço do Ruy Calheiros

    ResponderEliminar
  4. Grande Homem,Grande amigo, Grande Nogueirense!!!

    ResponderEliminar
  5. Zé Pelota, Zé Pelota, Zé Pelota!!! Zé Pelota ao poder, voto já!!!

    ResponderEliminar
  6. Confesso que por esta(crónica)não esperava!?...Fiquei surpreendido por esta belíssima crónica.É digna de um escritor,mas do ZÉ já nada me admira.Quem tem jeito,tem jeito para tudo...até para o futebol.Deste GRANDE AMIGO eu espero tudo.Um abraço enorme.


    Colega Campos

    ResponderEliminar
  7. Boa imaginação do Zé Pelota ao escrever este texto. És justamente o nosso capitão dos veteranos ADN, pois para além da tua capacidade de liderança foste o jogador que mais épocas vestiste a camisola do Nogueirense (21 anos consecutivos). Não tiveste outro clube ao longo da tua carreira, não que tivesses valor para representar outras equipas mas pela tua lealdade ao nosso Nogueirense. Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. É interessante esta "revolta" da velha mala com o veterano Zé pelota, o eterno camisola cinco do Nogueirense à maneira antiga.
    Faz-me abrir e recordar algumas histórias há muito guardadas em "gavetas" no sótão do tempo, passadas com o Zé Pelota,como as que ele recorda no livro sobre Memórias do Foot-Ball em Nogueira do Cravo- "Album de algumas recordações": À Inglesa, O Jogo da Figueira à Nogueirense, Sempre à rasca, Futebol e Karaté e Duelos.

    ResponderEliminar
  9. Caro Primo Zé Pelota,recordo sempre com alegria os jogos da A.D.N. quando era puto, o meu querido Avô Alfredo levá-me com ele e lembro-me que tinham uma equipa fantástica como o Martins,Zé Ribeiro,Pelota.Campos,Viga e muitos outros.Continuem o vosso trabalho e felicidades para todos.Para Si Primo um abracao da ALEMANHA-ZEF.

    ResponderEliminar
  10. Sr.Zé, mais uma vez reconheço que tenho muito que aprender consigo. Fico grata por poder partilhar consigo algumas das suas histórias sempre cheias de sabedoria, sabedoria essa que se adquire numa grande universidade...A ESCOLA DA VIDA!!! o senhor é um grande Mestre.

    ResponderEliminar